quinta-feira, 17 de maio de 2012

[B.O DO SELAMENTO - ANIME] SAINT SEIYA OMEGA OU BETA?

Kouga de Pégasus


"A linguiça redesenhada, repintada e recheada para a nova geração."

Olá seres bípedes possuidores de polegar opositor! Eu sou o Capitão Selamento, oficial da ANBU, um ninja de prestígio com mais de 1000 missões no currículo.Muitas horas de animes, mangás, hq's, games e filmes (muita grana gasta com tudo isso também) Mas não estou aqui para medir minha Otakice/Nerdice. Estou aqui para trazer as minhas impressões sobre este Saint Seiya OMEGA o anime novo da franquia Saint Seiya. (Cavaleiros do Zodíaco)

B.O aberto. Impressão sobre o primeiro episódio.

Como a maioria das pessoas da minha geração (Fim dos anos 80) cresci assistindo Cavaleiros do Zodíaco na saudosa Rede Manchete (Pqp quanto tempo faz!) As aventuras dos guerreiros do horóscopo eram o máximo pra mim, as batalhas com o background mitológico, emocionantes pra caçamba, as armaduras sensacionais e aquela velha mensagem de perseverança e coragem serviram muito bem para moldar o jovem ninja. A franquia de um modo geral possui seus pontos altos e baixos, alguns lá no Olimpo e outros mais baixos do que o piso da prisão de Hades. Se você conhece Saint Seiya sabe do que eu estou falando, se não conhece, existem 1000,7264 sites com a série clássica, ou se você preferir, também pode comprar os boxes de dvd originais.

Seiya Fashionista


Assim como todo fã médio da série, que curte pra caramba, mas não garimpa mais informações com o mesmo vigor e só soube dessa série nova quando estreiou, eu tomei um susto. "Como assim? A continuação de algo que não acabou?" Por que pra mim havia "Episódio G" (Mangá prequel da série original, contando as batalhas dos cavaleiros de ouro da série principal contra os Titãs) "Lost Canvas" o relato da guerra santa de 248 anos atrás e seu irmão "Next Dimension" que serve como uma continuação da estória original. Baixei o primeiro episódio e assisti. A sensação é de mais do mesmo. Ou menos do mesmo. O anime na minha (humilde e humana) opnião não chega a ser uma tragédia "astronômica" mas fica aquém do que deveria ser uma continuação de Saint Seiya.

A estréia da série no japão foi em 1° de abril de 2012 (humm) no canal tv asahi e é dirigida por Morio Hatano e ilustrada pelo animador Yoshihiko Umakoshi.

Descrita pela Toei como uma "história original de anime", pois não é uma adaptação de enredos previamente publicados em mangás. Assim sendo, Saint Seiya Ω não faz parte da continuidade do mangá, mas sua história é influenciada por eventos e elementos da obra original. Ω também marca o retorno da Toei como estúdio encarregado de animar uma obra de Os Cavaleiros do Zodíaco, desde a animação da Saga de Hades em 2008.(medo)

O autor original de Os Cavaleiros do Zodíaco não se envolveu com o processo criativo de Ω, (humm) mas recebe crédito como o criador original do conceito da série.

Ou seja: A conta de energia tá cara no japón.

O traço é simples, limpo, funciona bem, não é um Lost Canvas, mas não compromete.A animação é legalzinha, mas poderia ser melhor e mais fluída, sei que em matéria de anime é pedir muito, mas dava pra ter algo mais legal. A abertura é bonita, uma releitura de Pegasus Fantasy agora cantada por uma mulher. Senti falta do tema de encerramento, não vi, acho que nem existe. O placar preliminar. (2 Ωx2 Eu)

Agora vamos ao que realmente interessa. A estória, os personagens, os conceitos do primeiro episódio e a pergunta:

Vale a pena assistir esse novo Saint Seiya? Depende, depende de uma série de fatores relativos.

Premissa/Personagens

Ω acontece 25 anos depois de toda a agonia narrada no mangá original e no anime.(2x3) Saori Kido, a Deusa Athena ainda protege a terra dos perigos que a ameaçam. Com seu contingente de cavaleiros escasso, cabe a ela evitar que a terra caia nas mãos de deuses inescrupulosos. E pode apostar que eles não estam para brincadeira. Alguém aí perguntou sobre o Seiya? Pois bem, Seiya agora é um cavaleiro de ouro lendário que vestia a armadura de Sagitário e no primeiro episódio foi tirado como otário! (Desculpem, eu não resisti) É isso mesmo, com direito a lencinho no pescoço! (Deve ter tido lutas na frança) Sai Seiya,até porque ninguém pode vencer para sempre e entra Kouga. Kouga foi salvo da morte por Seiya em Next Dimension, isso com certeza você não viu. Ele é o personagem principal e substituto direto do cavaleiro de Pegásus, Como é tendência da série, o novo cavaleiro de Pégasus possui temperamento bastante parecido com seus predecessores (Seiya e Temma) Pois é seu destino ser Cavaleiro. Kouga veste a armadura de Pégasus (humm) após provar com seu cosmo ser digno de tal honra, daquele mesmo jeito que a gente já conhece (chororô, música emocionante e porradinha) Ele não compromete a série, mas o cabelo é feio. (3x3) As armaduras são um caso a parte. Para quem vem de Lost Canvas, com suas armaduras super bem feitas e animação competente Ω é quase um retrocesso. Eu particularmente não curti nenhuma das armaduras apresentadas.(3x4) Nem a de Sagitário, muito menos a de Pégasus. Parecem mais rascunhos de pré-produção animados para poupar tempo e Yenes (Sempre eles). Até a gloriosa caixa da armadura que cada cavaleiro carregava foi limada, virou uma bolinha, uma safira. Não é difícil de entender, os problemas de coluna em crianças só crescem a cada dia, e para os produtores não seria comercialmente saudável encorajar crianças a carregar peso. Um conceito interessante, que a maioria pode achar batido porque é usado em diversas séries é a questão dos elementos da natureza. Qualquer pessoa que conhece o mínimo de astrologia sabe que os signos são relacionados a elementos como: terra, água, fogo e ar. Ω usa essa classificação. Eu espero que não seja impossível para um cavaleiro de fogo vencer um de água, espero que só dificulte. Senão vai virar Pokémon. (4x4)

Não vou me alongar nem dar Spoilers, veja com seus próprios olhos, xingue com sua própria boca e tire suas próprias conclusões. Ah, mas antes que eu me esqueça: Uma coisa foi sensacional, Ryuho, o cavaleiro de dragão é filho de Shiryu com a Shunrei!! (AÊÊÊÊÊÊÊ)

Saint Seiya Ω não chega a ser o fim, tá mais para uma versão Beta de um dos maiores sucessos da animação japonesa.

B.O fechado.

3 comentários:

  1. Achei bem validos seus argumentos Capitão eu já esqueci bom traços no desenho e vou foca na historia que está interessante até o momento xD.
    Vamos ver no que vai dar nesse Sailor Moon Omega ops Saint Seiya.

    ResponderExcluir
  2. mto foda seus argumentos... soh axei que vc eskeceu de mencionar q o kouga roubou a pedra lunar da Serena ( Sailor Moon) pra usar nesse novo saint seiya.

    e só adaptando um pouco o que diria nosso saudoso SAGA de Gemêos na serie classica (manchete... "Morra Kouga.... seu viadinho de merda". (ele previu o futuro, previu o que o cavaleiro de pegasus se tornaria)

    valeu!

    ResponderExcluir