segunda-feira, 12 de agosto de 2013

[B.O DO SELAMENTO - QUADRINHOS] CROSSED +18

TEST YOUR MIGHT!

Respire fundo...




Capa da Edição

As novas direções da série de games Resident Evil, as hq's de The Walking Dead, o livro Guerra Mundial Z e mais uma infinidade de abordagens sobre o tal "Apocalipse Zumbi" e o fim das formigas nervosas que habitam o planeta terra já são um tema amplamente explorado em diversas mídias. Alguns já estão saturados dessa coisa toda. Vez ou outra surgem ótimas surpresas, como TWD e o recente sucesso do PS3: The Last of Us, abordagens mais humanas com o foco direcionado ao desenvolvimento dramático de suas personagens e não só nas diversas e visualmente divertidas formas de acabar com os presuntos. É correto se afirmar que o zumbis desde de Thriller/George Romero viraram ícones pop. (não pra mim que acho horroroso cadáveres andando por aí) E que o fim da sociedade em que conhecemos rende muitas estórias, algumas boas e outras...Deixa pra lá, isso aqui não é um post sobre coleta de lixo. Entretanto, até agora eu não vi nada mais doentio, GORE, raivoso e cruel como Crossed.

O que é?

Crossed é uma série de quadrinhos escrita por Garth Ennis (Justiceiro, Preacher, Juiz Dredd, Hellblzer) E desenhada por Jacen Burrows (Ultimate Spider Man, Neonomicon, GTA: Vice City) Publicada pela Avatar Press de Setembro de 2008 até Março de 2010, contando com 10 edições. Esse primeiro arco mostra a luta de um grupo de sobreviventes para sobreviver em meio a uma epidemia misteriosa. "Ah, mas eu já vi isso..." Não, você não viu nada parecido com Crossed. A tal epidemia misteriosa e não explicada nesse primeiro arco da estória não transforma as pessoas em zumbis lerdões, ou zumbis imbecis velocistas. Cada pessoa infectada vira um psicopata assassino, há um detalhe misterioso, uma ferida em forma de cruz no rosto de cada "infectado". É como se toda empatia e freio moral/social fosse retirado de um ser humano. A coisa é feia.

Nas palavras do próprio criador:

“[os cruzados] são pessoas que se tornaram más, totalmente dedicadas a explorar qualquer pensamento sujo que lhes ocorra. Assassinato, estupro, carnificina – quanto mais criativo e devastador, melhor para os infectados. Assim, eles usarão cada recurso físico e mental disponível, sem pensar nas consequências. Até mesmo uma menininha de cinco anos será perigosa, visto que ela não se importa com o que pode lhe acontecer, enquanto mastiga as pálpebras de uma vítima”.


Isso é uma das Capas da nova Edição 

Por que ler?

Apesar da violência gráfica estarrecedora e corajosa, Crossed não é só isso. Existe uma preocupação em desenvolver a relação entre os personagens do grupo sobrevivente. Não chega a ser tão fundo quanto TWD até por causa de sua curta duração, mas não é só Gore,  é humano, humano no que tem de "bom" e no que tem de pior, e quando me refiro a pior, eu me refiro ao pior em sua máxima concepção. Sabe aquela cena do cinema em que há um corte para poupar o espectador? Esqueça! Crossed joga na sua cara a bestialidade humana, o darkside que todo humano possui. Os "Cruzados" são os vilões mais insanos e cruéis que já vi nessa jornada pela terra. Cada página é uma tensão terrível, se você não curte o estilo e prefere coisas mais leves passe longe, e numa conversa sobre esse quadrinho caia fora. 




BODYCOUNT FINAL

Crossed é para pessoas de estômagos fortes. Há uma cena em particular na primeira edição que me chocou de tal forma que fiquei com aquilo na cabeça durante uns dias. E olha que já vi coisa nesse mundo de entretenimento, Não existem soluções fáceis ou heroicas, não há concessões, o valor de Crossed é definido pelo seus limites. Somente por eles. Até onde você iria para sobreviver? Eles estão nos seus calcanhares e não são nada misericordiosos.

Quem quiser se aventurar nesse inferno que faria Dante correr pras colinas abraçado ao travesseiro seguem os links:

http://www.actionsecomics.net/2011/08/assustadora-e-doentia-serie-crossed.html

FIM DO B.O

2 comentários:

  1. Excelente B.O
    Fiquei extremamente interessado nessa HQ, aproveitando que ela tem poucos volumes vou conferir de perto quão Gore e envolvente Crossed pode ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oitaven, o arco inicial possui 9 edições, mas se você tiver estômago forte pode seguir as continuações:

      Crossed: Family Values (Volume 2)
      Crossed: 3D
      Crossed: Psychopath (Volume 3)
      Crossed: Badlands (Volumes 4-6)

      Excluir